Categoria: gerenciamento
26 de setembro de 2019
583 Visualizações
Nenhum comentário
Categoria: gerenciamento
  26 de setembro de 2019
583 Visualizações
  Nenhum comentário
Servidor de impressão: o que é e por que usar?

Promover a gestão da impressão é a estratégia que a maioria das grandes empresas usa para aplicar politicas que permitem reduzir custos e desperdício de papel, além de reeducar os usuários e manter a segurança da informação em documentos impressos.  O servidor de impressão tem papel fundamental para suportar os softwares de controle e as mais recentes tecnologias de controle de impressão.

Um servidor de impressão pode ser físico ou virtual. No caso do servidor físico será necessário utilizar o hardware de um desktop (para projetos menores) ou de um servidor dedicado (para implementações que requerem maior processamento). Já o servidor de impressão virtual é executado em uma plataforma virtualizada (um software que permite criar máquinas virtuais) e permite maior flexibilidade de configurações tanto de dispositivos físicos emulados (como memória, disco, processador e rede) como também de sistema operacional.

Os servidores físicos requerem um espaço e uma infraestrutura destinadas ao seu funcionamento como tomadas, cabeamento de rede, nobreak e rack. No caso do servidor virtual, o mesmo pode utilizar o hardware já existente na infraestrutura do cliente ou mesmo ser hospedado em nuvem.

Quais são as vantagens de um servidor de impressão?

– Gestão de impressão: todas as configurações de impressão, controle, auditoria, bilhetagem e controle de usuários serão feitas em um único local, facilitando o acesso e o trabalho. Além disso, todos os usuários podem ter acesso a informações como papel preso, troca de toner, dentre outros detalhes.

– Filas de impressão organizadas: o servidor permite organizar a fila de impressão de acordo com prioridades definidas nas configurações, o que faz com que os documentos não se misturem na bandeja da impressora. Também é possível verificar de onde veio um trabalho de impressão que possa estar bloqueando o equipamento.

– Compartilhamento de drivers: ao instalar um driver no servidor, todos os computadores que estiverem na rede receberão todas as atualizações

– Contabilização de impressões: com o servidor, pode-se instalar um software de bilhetagem que permitirá identificar de onde vem o maior fluxo de impressões e, assim, definir cotas para os usuários, reduzindo o custo. Também é possível definir centros de custo para organizar melhor o setor financeiro.

– Possibilidade de trocar equipamentos: se houver uma contingência ou se algum equipamento falhar, é possível configurar para que as impressões sejam destinadas para outra impressora, evitando, assim, que computadores fiquem sem um equipamento para enviar as impressões.

Agora que você já viu quais são as vantagens de se ter um servidor de impressão, não deixe de avaliar este recurso para sua empresa, afinal, ele trará mais possibilidades, rapidez e redução no custo da sua empresa.

/ / / / /

Comentários:

Deixe o seu comentário!

Receba nossa
NEWSLETTER
Logomarca Move Way
Move Way © 2019 - Todos os direitos reservados.